Google+ As áreas profissionais mais felizes - Trabalho para a vida

domingo, 23 de fevereiro de 2014

As áreas profissionais mais felizes






   Por incrível que pareça, algumas das profissões que mais provocam depressões também são das que provocam mais felicidade. Poderá verificar quais as áreas profissionais que mais provocam depressão aqui

   Depende muito da personalidade e sensibilidade de cada pessoa e como o seu trabalho afeta o seu estado emocional. Assim como de outros fatores, como a rotina e o ambiente de trabalho.

   O altruísmo desenvolve um bem-estar único a quem tem uma consciência ativa, incutindo nela muita positividade. Isso acontece, quando uma profissão é baseada num sistema altruísta.

   Mas as ‘‘profissões felizes’’ não se enquadram apenas neste caso, profissões ligadas à arte, por exemplo, também tem um impacto positivo em quem as executa.

   No seguimento deste tema, são apresentadas abaixo algumas das áreas que mais resguardam profissionais felizes.


1 – Religião


   Neste caso, comprova-se pelo facto de se viver em comunhão com a fé. Para todos os problemas haverá sempre uma compreensão. Tendo a esperança sempre acesa no seu interior, as pessoas que dedicam a sua vida profissional e pessoal à sua religião normalmente são mais felizes.

   A crença apaga as sensações negativas, além de que nesta área é usual haver movimentos de ajuda ao próximo, isto é, cá está o altruísmo a aparecer. Estas características permitem atingir uma felicidade ideal.


2 – Saúde


   Os profissionais de saúde têm a função principal de ajudar as pessoas, seja a nível físico ou psicológico. Apesar de ser, por vezes, um trabalho stressante, tem as suas compensações.

   Melhorar e salvar vidas é umas das coisas mais importantes no mundo e é esse o trabalho dos profissionais de saúde. Assim que concluem esta tarefa, permitem que os pacientes se tornem mais felizes sendo retribuídos com parte dessa felicidade.

   É possível colocar aqui também os cientistas ligados ao desenvolvimento da medicina. Apesar de não estarem em contato constante com os doentes, têm elevada importância nas vidas deles.


3 – Educação


   As crianças são muito afetadas positiva ou negativamente pelo que passam na infância e posteriormente na adolescência.

  Os pais têm um papel importante, mas os professores têm igual valor no que toca a formar crianças ou jovens. Esta função permite a que eles obtenham conhecimento, preparando-os para enfrentar a vida e vencê-la, na conclusão de objetivos e sonhos, suportando os deveres e aceitando os direitos, concretizam-se cidadãos.

   Sendo esta tarefa um sucesso abre-se a probabilidade de salvar gerações de famílias. Por isso é que a educação deve ser extremamente valorizada. Não é uma, dez, ou mil, poderão ser milhares de pessoas ou talvez mais do que isso. Tudo isto através de uma pessoa.

   Pelos motivos citados acima, esta profissão apesar de por vezes ser bastante cansativa, traz consequências muito positivas.


4 – Ação social


   Aqui enquadram-se várias áreas. É possível incluir apoio ao idoso e a famílias mais carenciadas. Nesta área há uma onda de altruísmo em constante movimento.

   E mesmo quem não atua como profissional, por vezes, faz voluntariado, integrando-se nesta área sem mesmo receber por isso.

   Seguindo o conceito de ajudar os outros, a felicidade diverge e preenche a consciência de quem trabalha nesta área profissional, tornando-a uma das mais felizes.


5 – Arte


   Apesar de não ser uma área que ajuda as pessoas tão diretamente como as outras apresentadas, consegue-o fazer. Isto porque as obras de arte são elaboradas para os apreciadores de arte, e de uma forma mais indireta, eles irão sentir-se bem a admirá-la ou até mesmo a adquiri-la.

   Os escritores despertam com as suas as palavras e muitas vezes providas de realidade, todo o tipo de emoções. Acordando o prazer nos leitores com a sua multidão de palavras provocadora de sensações.
  Assim sendo, os artistas conseguem percorrer o bem-estar de muitas pessoas e provocá-lo. Contudo, não só por este motivo são mais felizes. Também porque usam a imaginação e vivem numa liberdade imensa.


   Concluindo…

   Existem outras profissões que se enquadram nas mais felizes de todas. Como os bombeiros que salvam pessoas e partilham esses momentos heroicos com uma equipa que poderia ser chamada de segunda família.

   Não quer dizer que as outras áreas não provoquem muita felicidade. Podem até provocar mais em alguns casos. Mas no geral, estas são algumas das áreas profissionais mais felizes do mundo. E é possível ver que grande parte dessa felicidade deriva do conceito de ajudar as outras pessoas.


Sem comentários:

Enviar um comentário