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De forma a criar uma economia
sustentável é necessário enveredar por um caminho independente. E ele é o
empreendedorismo. Empreender é a capacidade de procurar investir num produto ou
serviço e torná-lo num negócio rentável.
Para o conceber é preciso uma análise
cuidada das necessidades para a realização do empreendimento. Por esse motivo,
deve-se traçar um plano e nele expor as possíveis conclusões de todas as
medidas tomadas, assim como os objetivos propostos. Caso não o faça, a
probabilidade de ter sucesso decresce em muito.
Por muito estudo que tenha sido submetido no
seu plano e posteriormente na ação do mesmo, não há certeza que irá resultar.
Depende de vários fatores, como capital, produção (caso seja um produto),
quadro de funcionários, licenças. Um dos maiores problemas são os contatos.
Muitas portas vão estar fechadas no início, e raramente, alguma delas vai
abrir. Por isso é que ser empreendedor não é tarefa fácil.
Como deve ser o empreendedor
Personalidade
Os empreendedores têm de possuir
algumas aptidões para atingirem o sucesso. Caso não as tenham bem presentes,
devem trabalhar nelas. Entre elas estão a persistência, determinação,
motivação, organização, autonomia e iniciativa.
Ter um objetivo afixado
Ser empreendedor é visar um objetivo,
estudar o caminho detalhadamente para o atingir e percorrê-lo independentemente
do que tiver que ultrapassar. Seja ele fácil ou difícil, e normalmente não é nada isento
de dificuldade. Por muito bom que seja, nunca o é demasiado, pois o mercado e a
concorrência estão em constante mutação, o que deve ser levado em conta
continuamente. Assim, é preciso adaptar a forma de trabalhar e utilizar a
criatividade na implementação de novas ideias e medidas, para conseguir destaque.
Visar o futuro
Tendo em vista esta
última afirmação, o empreendedor tem de pensar no futuro e antecipar as suas
decisões à dos seus concorrentes, para que conseguia fazer crescer o seu
negócio.
Caminho a percorrer
Organizar-se
Em primeiro lugar, afixar as aptidões necessárias para empreender, pois
sem elas nunca se atingirá o patamar desejado. E claro ter um produto ou
serviço definido, pois para gerar lucro é preciso levar a que usufruem do que
se tem para fornecer. De preferência fazer uma pesquisa de mercado e tentar
descobrir se terá saída. Pois descobrir que não demasiado tarde, será
devastador.
Saber quais os valores exatos
De
seguida, como foi dito acima, deve-se criar um plano de negócio, onde
estará especificado o total de passos necessários para atingir o objetivo e
posteriormente mantê-lo. Antever o futuro e as consequências negativas e
positivas que poderão surgir e o que fazer frente a isso. Assim como, colocar
antes de partir à ação todos os aspetos necessários para criar o almejado
negócio.
Deve-se calcular a percentagem provável de
lucro possível de atingir consoante a fabricação, pois não o fazendo poderá ser
apenas uma perda de tempo e dinheiro. Por este motivo, antes de tomar medidas
deve-se explorar a informação relativa a preços de licenças e produção.
Ação
Depois de toda a informação recolhida, de
obter uma noção das despesas precisas, parte-se para a ação. Investe-se
capital, constrói-se uma empresa ou negócio e divulga-se o produto ou serviço.
Dando continuamente crescimento ao empreendimento. Verificando valores,
aplicando estratégias de marketing, contratando trabalhadores. Não é nada
fácil, mas para atingir algo enorme é preciso percorrer dificuldades ainda
maiores.