Google+ Tudo para ser empreendedor - Trabalho para a vida

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Tudo para ser empreendedor





   De forma a criar uma economia sustentável é necessário enveredar por um caminho independente. E ele é o empreendedorismo. Empreender é a capacidade de procurar investir num produto ou serviço e torná-lo num negócio rentável.

   Para o conceber é preciso uma análise cuidada das necessidades para a realização do empreendimento. Por esse motivo, deve-se traçar um plano e nele expor as possíveis conclusões de todas as medidas tomadas, assim como os objetivos propostos. Caso não o faça, a probabilidade de ter sucesso decresce em muito.

  Por muito estudo que tenha sido submetido no seu plano e posteriormente na ação do mesmo, não há certeza que irá resultar. Depende de vários fatores, como capital, produção (caso seja um produto), quadro de funcionários, licenças. Um dos maiores problemas são os contatos. Muitas portas vão estar fechadas no início, e raramente, alguma delas vai abrir. Por isso é que ser empreendedor não é tarefa fácil.


Como deve ser o empreendedor

   Personalidade

   Os empreendedores têm de possuir algumas aptidões para atingirem o sucesso. Caso não as tenham bem presentes, devem trabalhar nelas. Entre elas estão a persistência, determinação, motivação, organização, autonomia e iniciativa.


  Ter um objetivo afixado

   Ser empreendedor é visar um objetivo, estudar o caminho detalhadamente para o atingir e percorrê-lo independentemente do que tiver que ultrapassar. Seja ele fácil ou difícil, e normalmente não é nada isento de dificuldade. Por muito bom que seja, nunca o é demasiado, pois o mercado e a concorrência estão em constante mutação, o que deve ser levado em conta continuamente. Assim, é preciso adaptar a forma de trabalhar e utilizar a criatividade na implementação de novas ideias e medidas, para conseguir destaque.


  Visar o futuro

   Tendo em vista esta última afirmação, o empreendedor tem de pensar no futuro e antecipar as suas decisões à dos seus concorrentes, para que conseguia fazer crescer o seu negócio.


Caminho a percorrer

  Organizar-se

   Em primeiro lugar, afixar as aptidões necessárias para empreender, pois sem elas nunca se atingirá o patamar desejado. E claro ter um produto ou serviço definido, pois para gerar lucro é preciso levar a que usufruem do que se tem para fornecer. De preferência fazer uma pesquisa de mercado e tentar descobrir se terá saída. Pois descobrir que não demasiado tarde, será devastador.


  Saber quais os valores exatos

   De seguida, como foi dito acima, deve-se criar um plano de negócio, onde estará especificado o total de passos necessários para atingir o objetivo e posteriormente mantê-lo. Antever o futuro e as consequências negativas e positivas que poderão surgir e o que fazer frente a isso. Assim como, colocar antes de partir à ação todos os aspetos necessários para criar o almejado negócio.

   Deve-se calcular a percentagem provável de lucro possível de atingir consoante a fabricação, pois não o fazendo poderá ser apenas uma perda de tempo e dinheiro. Por este motivo, antes de tomar medidas deve-se explorar a informação relativa a preços de licenças e produção.


 Ação


   Depois de toda a informação recolhida, de obter uma noção das despesas precisas, parte-se para a ação. Investe-se capital, constrói-se uma empresa ou negócio e divulga-se o produto ou serviço. Dando continuamente crescimento ao empreendimento. Verificando valores, aplicando estratégias de marketing, contratando trabalhadores. Não é nada fácil, mas para atingir algo enorme é preciso percorrer dificuldades ainda maiores.