Google+ As 10 áreas profissionais mais depressivas - Trabalho para a vida

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

As 10 áreas profissionais mais depressivas




                                          Fonte:publicdomainpictures 

    Muitas pessoas são afetadas pelo stress no desenvolvimento da sua profissão, nos mais variados sectores. Levando a depressões, necessidade de acompanhamento psicológico ou psiquiatra, medicação, por vezes em grande quantidade.

   As decaídas variam de pessoa para pessoa. Normalmente tem muito a ver com a sensibilidade interiorizada em cada pessoa. Há quem não deixe que o emprego afete a parte pessoal, mas no geral, esse é um passo bastante difícil de controlar. Isto porque como ser humano, naturalmente se tem uma consciência ativa.

   Existem algumas áreas profissionais onde o stress e as depressões são mais frequentes. Quais são elas?



   Medicina

   Os profissionais deste sector são confrontados constantemente com atrocidades da vida de outras pessoas. Por vezes, lidam com vários problemas graves de muitas pessoas durante um único dia. Não é fácil passar horas perante dores e lamentos, causados por problemas do mais variado tipo.


   Educação

   A profissão de professor tem vindo a ser cada vez mais difícil de controlar. Pois no passado, havia mais rigidez e formalidade. Os alunos mantinham-se em silêncio praticamente toda a aula. Os pais dos alunos apoiavam as decisões dos professores e isto levava a que eles conseguissem ser mais produtivos e levassem a que os alunos tivessem sucesso no decorrer do ano letivo.
   Atualmente, no geral a situação é a contrária. O que dificulta o trabalho destes profissionais.


  Educação Infantil

   Aqui é fácil exemplificar. Tantos pais conseguem comprovar que por vezes é difícil criar um filho. As crianças são muito ativas, normalmente não gostam muito do silêncio e magoam-se facilmente nas brincadeiras. Sendo assim, os educadores infantis têm de estar constantemente atentos, o que lhes incute uma preocupação sempre presente no seu trabalho.


  Assistência a idosos

    Cuidar de idosos é uma tarefa muito cansativa. Tanto fisicamente como psicologicamente. Fornecer cuidados básicos a pessoas que maior parte das vezes não têm noção do trabalho do que se está a fazer por eles torna-se depressivo e por mais que se esforce é revoltante não ver o trabalho recompensado com algumas palavras ou alguma alegria. Nem sempre é assim, mas geralmente sim.


Assistência Social

   Tal como no cuidado de idosos e na medicina. Os profissionais desta área vêm-se constantemente rodeados de problemas das outras pessoas, neste caso, tal como nos psicólogos e psiquiatras, é possível ver a face mais decadente da sociedade.


Restauração

   Os empregados de restauração trabalham muitas horas, recebem pouco usualmente e têm horas de serviço muito stressantes. Este setor é um dos mais difíceis, pelos motivos relatados.


Administração

   Devido às grandes responsabilidades e ao trabalho que elas implicam, estes profissionais passam o tempo todo sob pressão o que pode afetar o seu estado mental.


Consultoria Financeira

  Tal como na administração, nesta área sofre-se muita pressão, pois o mercado poderá não seguir o rumo esperado e desejado, e caso isso aconteça o consultor financeiro é que acata com as consequências.


Técnico de Vendas

Nesta área normalmente não há salários, nem horários fixos. Por cada venda, ganha-se uma comissão. O que pode implicar ter que fazer grandes esforços e perder muito tempo para uma única venda.


Arte


   Tal como os técnicos de vendas, recebe-se pelo que se realiza. O que implica por vezes ter de trabalhar demasiado, chegar ao fim da realização de um projeto e não ter o retorno esperado. Sendo que os artistas têm o costume de trabalhar sozinhos na ânsia de obter inspiração, são afetados pela solidão envolvente, o que pode ter efeitos psicológicos.